Então eu li... Todo Dia

09:10


Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.


Gente, antes de mais nada: QUE LIVRO!
David Levithan mora no meu coração e ninguém tira ele depois dessa, sério. Todo dia conseguiu se tornar um dos meus favoritos da vida, vou explicar bem porquê.

O personagem principal aqui é A. Sim, A. Ele não é homem nem mulher. Ele é simplesmente ele, entende? Aliás, estou usando o substantivo masculino aqui para manter o gênero indefinido.

Ah, e o que falar? A é acima de tudo humano. Ele sente tudo de modo muito intenso, e seus pensamentos é a melhor coisa do livro na minha opinião. Seu ponto de vista sobre religião, gênero, identidade sexual, sexualidade, caráter, e outros assuntos tão recorrentes em nossa vida, principalmente na adolescência, já que A tem dezesseis anos.

Uma coisa que fiz muito durante toda a leitura foi pensar. Ele nos estimula a isso, sabe? Se você não tivesse um corpo físico, quais seriam suas prioridades? Como seria não ter futuro ou passado? Levithan nos faz refletir muito, e esse é o meu tipo de livro, sem dúvidas.

Como ele sempre está em um corpo diferente por dia, ele habitou diversos corpos. Exemplo: de um transsexual, uma garota de corpo da Beyoncé, de uma empregada ilegal, de um drogado, de um garoto obeso mórbido. Ou seja, quebra muitos paradigmas e isso torna toda a experiência ainda melhor e transformadora.

A falando do quesito romance, esse me agradou! Não gosto de água com açúcar, nananinanão. Livrai-me dos livros do Nicholas Sparks, amém. E nesse livro temos um romance entre e A e Rhiannon. Sabe, o modo que o amor é encarado aqui e escrito beira ao genial. Por favor, só pensa: como manter um relacionamento estando cada dia em um corpo? Há algum amor que resista a isso? Só lendo para saber XD

E o final? Ai gente, quanta crueldade! David, você é mau! Ficou plausível, fez sentido, mas é de cortar o coração frágil de nós meros mortais.

Se eu recomendo? MUITO! Se você gosta de livros únicos, transformadores, diálogos bem feitos, odeia todo o preconceito e quer ter a consciência de como a vida é complexa e bonita, vai logo ler Todo Dia. Um livro não só para adolescentes, mas para todos.

"Me flagro sorrindo quando ela se aproxima, e ela retribui. Simples assim. Simples e complicado, como a maior parte das coisas verdadeiras”

“Apaixonar-se por alguém não significa que você saiba como a pessoa se sente. Significa apenas que você sabe como você se sente.”

“Essa é a armadilha de ter algo para o qual se viver:
Todo o resto parece sem vida.”

"Enquanto cochilamos, sinto uma coisa que nunca senti. Uma proximidade que não é apenas física. Uma conexão que desafia o fato de que acabamos de nos conhecer. Um sentimento que só pode vir da mais eufórica das sensações: a de pertencer a alguém."

"Vamos até uma esquina onde algumas pessoas estão protestando contra a comemoração (Eles estavam em uma parada gay). Não entendo o porquê. É como protestar o fato de algumas pessoas serem ruivas. 
Na minha experiência, desejo é desejo, amor é amor. Nunca me apaixonei por um gênero. Apaixonei-me por indivíduos. Sei que é difícil as pessoas fazerem isso, mas não entendo por que é tão complicado, quando é tão óbvio." 




<3

You Might Also Like

0 comentários