Porque Jogos Vorazes vale a pena a ser lido e apreciado

15:56


A fofa da Vic (clique aqui para ver o blog dela) pediu para eu fazer uma resenha de Jogos Vorazes já que ela morre de vontade de ler. Mas tem um problema: eu li os livros em 2012! Não lembro muita coisa, lembro que li antes dos filmes saírem porque eu precisava ter a sensação de olhar a adaptação e falar: "Há, eu sei o que vai acontecer!". Idiota, mas é verdade.
Então eu decidi fazer diferente! Ao invés de fazer uma resenha eu decidi listar 3 motivos para te convencer a ler e apreciar Jogos Vorazes. Vamos lá! (e sim, o post todo vai ser feito em GIFs porque GIF é vida <3)

Número 1: A Katniss!
Por quê? Bem, caracterize uma heroína, uma personagem fodona. Ela é principal? Nem sempre. Ela provavelmente será coadjuvante e interesse amoroso do herói principal da história. Ela se veste como? Do modo mais estereotipado possível, ou a sexy femme fatale, ou a supercute bobinha. Mas a Katniss não! Katniss Everdeen é sim uma personagem subversiva, e revoluciona não só dentro dos livros e dos filmes, mas fora, seja no cinema ou mesmo na literatura. Quantas heroínas nasceram nessa onda de distopia que renasceu com a Katniss? Muitas que nem compensa listar. Vocês já ouviram falar do Teste de Bechdel? Se não, leia isso aqui rapidinho então. Jogos Vorazes passa folgado nesse teste, gente, e isso SIM é importante. Quantas vezes a gente não assiste um filme e não se sente representada por nenhuma personagem feminina? Quantas vezes nem temos muitas opções (como Power Rangers em que a menina sempre era a rosa ou amarela)? Você sabia que as atrizes Hollywoodianas costumam ganhar menos que os atores? Gente, que mundo é esse!!! Mas Katniss está aí pra quebrar barreiras. Ela nem chega perto de ser perfeita, ela é cheia de medos e inseguranças, mas mesmo assim ela se levanta em fronte de seus medos e vai e luta. Ela não é uma personagem fácil de gostar, admito. Ela não é uma heroína perfeita. No primeiro capítulo já vemos seus pensamentos de como ela tem vontade de matar o gato de sua irmã já que ele é apenas um gasto a mais na casa. Ela não é nada simpática, carismática, delicada. Ela é ela. Uma menina. Uma menina vítima de tudo isso mas que mesmo assim ela conseguiu se destacar tanto a ponto de ter se tornar um símbolo de uma rebelião. Não só uma rebelião, mas uma revolução. E além de tudo isso: um símbolo de esperança ao povo oprimido de toda Panem.
"Esperança é a única coisa mais forte que o medo. Um pouco de esperança é eficaz, muita esperança é perigoso. Faíscas são boas enquanto são contidas."
- Presidente Snow em Jogos Vorazes
Onde eu quero chegar com isso tudo? Simples: Katniss é uma personagem humana. E nós meninas sempre fomos vítimas da propaganda de que "meninas devem ser perfeitas, lindas e frágeis". Porque não, não somos a Barbie. Tentar atingir um padrão não é saudável, principalmente mentalmente. O melhor que você pode fazer é se aceitar e se amar sendo quem você é. Coisa linda, né?

E isso é positivíssimo para a sociedade. É sério! E como? Bem, posso estar exagerando um pouco, mas acredito muito nisso: o Cinema tem uma influência poderosíssima na vida das pessoas, principalmente quando estamos nos descobrindo. Jogos Vorazes como um bom blockbuster consegue atingir a massa. Onde isso é positivo? Ele mostra as garotas que elas podem sim ser quem elas quiserem, serem corajosas e não ficarem na sombra de ninguém. As garotas podem sim serem protagonistas de suas próprias histórias. Let's break the rules!
"Além disso, não é da minha natureza cair sem lutar, mesmo quando as coisas pareçam insuperáveis." Katniss Everdeen
 Motivo número 2: Política
Sabe a quantidade de vezes que já ouvi quando pequena que política era coisa de gente chata e não era um assunto a se conversar? Tantas vezes! Mas Jogos Vorazes foi um ponta pé para meu posicionamento político. Eu li quando tinha doze anos e sinceramente, o que eu sabia de política? Com Jogos Vorazes pude entender mais sobre opressão, alienação, manipulação em massa e o uso da propaganda para manter o povo na linha. No primeiro livro por exemplo, Katniss é ensinada a manipular o povo da Capital para conseguir vantagens enquanto estivesse na arena. Eles a transformam em algo "comercial" com estilista e maquiagem. O que isso prova? Nem a mocinha está livre dos arquétipos da sociedade. Ela é até obrigada a fingir um romance!
Presidente Snow ao notar que Katniss se tornara uma ameaça para seu sistema de governo, planeja destorcer sua imagem de símbolo da revolução para símbolo da Capital. Pior: ele consegue fazer isso com Peeta em A Esperança. Nada é unilateral, a sociedade é formada de divergências.
Em Jogos Vorazes os jogos mesmo foram criados nos moldes de "pão e circo". Ou seja: dê a diversão para as pessoas e as faça esquecer do real problema.

Motivo número 3: Simbologia
Katniss se transforma no Tordo, no símbolo da revolução. O processo que começa em Em Chamas fica bem evidente e perfeitamente calculado em A Esperança - Parte 1. Katniss ao visitar o fragilizado Distrito 8 consegue dar esperança aos doentes apenas com sua aparição. Katniss ao cantar a música "Árvore Forca" consegue criar um hino para toda a revolução (e que musica, gente! Não tem como não ficar com os pelinhos esticados de emoção! Veja o vídeo aqui)

Além disso, o Mockingjay tem um significado muito grande e poderoso. O pássaro se originou, explica Katniss, quando os governantes modificaram uma espécie não especificada de gralha para produzir uma nova criatura, um animal chamado gaio tagarela, pertencente ao Estado. A intenção era de que os gaios tagarelas funcionassem como gravadores biológicos dos quais ninguém suspeitaria. Eles escutavam conversas e depois retornavam aos seus mestres, reproduzindo-as.

Os gaios tagarelas, todos do sexo masculino, foram abandonados à morte quando as pessoas perceberam o que eles estavam fazendo. Não se esperava que os gaios tagarelas sobrevivessem na selva, mas eles cruzaram com rouxinóis e produziram um híbrido resistente capaz de imitar sons e cantos humanos, e sobreviveram, para a irritação do governo e o prazer da pessoas.
"Eles são pássaros engraçados, uma espécie de tapa na cara da Capital." Katniss Everdeen
*** 
 Bem, se eu não consegui te convencer que sim, Jogos Vorazes vale a pena, não sei mais o que fazer! Esse post deu um pequeno trabalho, então comentem! Parece que eu fiz um TCC, hahaha.

Ah, quase esqueci de falar! Tenho um post sobre A Esperança - Parte 1 o filme que você pode ler aqui.

You Might Also Like

2 comentários