Então eu li... De Volta Aos Quinze

17:39

Anita tem 30 anos e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao encontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet.






Eu comprei o livro no sebo por quinze reais (quinze é o número da Bruna Vieira, alguém tem dúvidas?) um dia antes de ir na Bienal, pretendendo pegar o autógrafo da blogger mais influente do Brasil. Posso não tem conseguido o autógrafo, mas pelo menos o livro comprei, e vou dar minha opinião sobre ele.

A leitura é rápida e bem envolvente, dá pra terminar o livro sem dificuldades em um dia, já que é curto e nem um pouco enrolado. A personagem, Anita, é beeeem irritante, preciso registrar, e uma coisa que me incomodou demais é o fato dela ter muito da Bruna. Gostar do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain? Gostar de fotografia? Ter vivido no interior de Minas Gerais e depois se mudar para Sampa? Ah, Bruna, tudo bem o personagem ter elementos remetentes a si própria, afinal, eu mesma coloco muito sobre mim enquanto escrevo, mas tem elementos descarados demais, hein?
Uma outra coisa durante a leitura que me irritou é a mania de terminar muitas frases com "hein?", "sabe?". Todo escritor tem seu modo de escrever, sua marca, mas todos os personagens falarem de modo parecido é realmente irritante.

E o fato da personagem ter 30 aos e agir como se tivesse 15? Ah, por favor! Não conheço nenhuma mulher "ocupada" como a Anita que fica o dia todo no celular, twitando (sério, tem alguém comum com trinta anos e ocupada que usa Twitter?), stalkeando o carinha gatinho no Facebook e montando playlists com músicas de adolescente? Nãããããão, a vida não é assim!
Anita reclama de tudo, acha que tudo é o fim do mundo, é impulsiva, mimada e deixou o galãzinho do livro na friendzone por anos. ZzzzZzzzzzZ

E não posso deixar de comentar sobre o tal blog da Anita, o motivo para isso tudo. O blog leva ela pro passado, suas mudanças que ela provoca no passado cria um futuro diferente, e até aí tudo bem. Ainda tem dois outros livros para descobrirmos mais sobre o tal blog. Mas ficou superficial demais essa história do blog, e o que deveria ser o mais importante do livro acaba ficando em segundo plano. 
Não deveria chamar "Meu primeiro blog" e sim "Conquistando Henrique".

Tem frases bem interessantes sim, dá pra você se identificar facilmente com alguns acontecimentos, é bem atual, mas ao mesmo tempo superficial. As folhas são deliciosas de ler, a capa é linda, a diagramação é ótima e as ilustrações no miolo do livro são fofas de mais. Deve ser umas das capas mais lindas que eu tenho.

Não sei como ela é escrevendo contos, mas escrevendo romance ainda está medíocre . Acredito muito no trabalho da Bruna, e espero que ela melhore a cada livro! Boa sorte, Bru.


2/5 estrelas

You Might Also Like

0 comentários