5 filmes brasileiros que adoro

12:23

Começo o post com uma verdade dolorosa: foram poucos os filmes brasileiros que já assisti. Isso é bem chato, e ultimamente estou numa fase brasileiríssima (Meu Spotify está cheio de samba e mpb, quem diria?), decidi que era hora de um post desse. Alguns títulos serão bem - muito - óbvios e clichês, mas como eu gosto <3


1. Uma História De Amor E Fúria
Obrigada ao meu professor de Filosofia por ter apresentado esse filme incrível! É uma animação que conta a história de um cara em seus 600 anos que sempre está atrás da sua amada Janaína. Mas acredite, não é só isso. Durante esses 600 anos vemos as mudanças do Brasil, as lutas travadas, desde quando os portugueses chegaram aqui, até o cangaço, os escravos, a ditadura militar e até num futuro 2096. É um daqueles filmes-para-ficar-refletindo-filosofando, e eu amo filmes assim, haha. É uma animação adulta (Porque animação não é só Disney, ok gente?) bem forte e que deixa bem explícito a ideia de luta opressores x oprimidos. Como uma apaixonada por História (Alô, menina de humanas), adorei, adorei, adorei. O filme foi tão marcante para a galera da minha classe que acredito que deu até uma impulsionada pra galera despertar e começar a ter suas próprias ideologias, lutar pelas coisas que acreditam.

"Viver sem conhecer o passado é andar no escuro." 
“Meus heróis não viraram estátuas, morreram lutando contra aqueles que viraram”,
"Mesmo sem perceber, todo dia a gente tá lutando por alguma coisa."

Tem online pra assistir (e assista mesmo, juro que é do caralho):



2. Cidade De Deus
Eu demorei tanto pra assistir esse filme que quando finalmente sentei para ver fui surpreendida de forma tão positiva que nossa! Provavelmente era para eu assistir agora, mais madura, e não quando tinha uns doze anos, já que pude absorver muito mais. E que puta filme! Não gosto e nunca gostei de filmes sobre crime e coisa do tipo, mas Cidade De Deus, do contrário que eu pensava, é muito, muuuito mais. É belíssimo do começo ao fim, bem feito, bela fotografia, diálogo que passa verdade , cenas tão marcantes e fortes que vão te marcar e roteiro completinho, sem pôr e nem tirar. Nós vemos o abandono dos moradores da Cidade De Deus, de como eles criam suas próprias leis. Esse filme é pura arte, e eu agora entendo porque é tão valorizado, tanto aqui quanto no exterior.


3. O Auto Da Compadecida
Quem nunca assistiu, não é mesmo? E é incrível, pode passar bilhões de vezes na televisão que lá estará eu assistindo de novo, e de novo, e de novo. Mas é bom, então que mal tem, não é? Haha
O que mais amo é os diálogos engraçadíssimos e bem tirados, os personagens carismáticos e todo esse clima regionalista. 
"Não aguento mais essa agonia de ficar rico, ficar pobre, ficar rico, ficar pobre..."

4. Entre Nós 
Mesmo não tendo simpatia por alguns dos atores principais do filme, gostei bastante! A fotografia foi que me conquistou bastante, e adoro esses filmes que se preocupam em mostrar as relações entre as pessoas, a influência do tempo em cada um e as angústias internas. Conta a história de um grupo de amigos e todos são apaixonados por escrita. Então decidem escrever cartas para abrirem daqui dez anos, e enterram. Quando chega o dia de abrirem as cartas, várias tretas passadas são desenterradas junto. O fim deixa muito a desejar, mas tem diálogos filosóficos que valem o filme, dando até aquela impressão filme-poesia. (Já deu pra perceber que adoro diálogos, não é?)

Ah, e uma das cartas do filme, só para dar aquele preview:
"Só torço pra quando me olhar no espelho, ainda me reconhecer.
Quem vamos encontrar?
Teremos mudado o mundo ou o mundo a gente?
E se mais uma vez uma pedra fizer de três amigos um só,
serei de novo um menino,
um menino cuja infância se mistura com o desejo salvando um pássaro como a si mesmo,
puro, ingênuo, quase homem...
Que puta saudade do que somos"

 5. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Filme amorzinho <3 Lembro que tinha assistido o curta em 2013 porque fiquei sabendo que teria filme logo depois. E quando lançou o filme e assisti, apenas confirmou: é muito amorzinho!
Tem toda uma delicadeza de amor adolescente, cada toque, cada movimento, é tudo tão inocente e adorável que você fica durante o filme todo fazendo "Awwwwnnn".
Ps: a trilha sonora é amor! Devo ter umas três músicas dela no meu celular (Vagalumes Cegos do Cícero, e Janta do Marcelo Camelo <3)

***

Dói fazer uma lista com só cinco filmes, mas quem sabe eu não faça parte dois outro dia? E aí, quais filmes brasileiros você gosta? E quais dessa lista você já viu ou agora ficou com vontade de ver? Altamente recomendado por mim, haha. Beijoooos <3

You Might Also Like

0 comentários