Então eu li... Os Instrumentos Mortais

18:02

Me desanimo com cada foto sem qualidade que ando tirando ultimamente... É incrível como meu celular se recusa a colaborar! (e como não tenho uma câmera que preste, vai assim mesmo e ***prometo*** que vou tentar trocar as fotos horrorosas por algo bom futuramente). Mas enfim, o importante é falar sobre essa série composta de duas trilogias (sim, já explico mais tarde) que me conquistou de pouquinho e acabou se tornando uma das minhas favoritas.
***
Fazia um tempo que estava querendo escrever sobre a série aqui, mas sempre acabava deixando pra outro dia, e foi virando semanas... Mas não mais! Finalmente falarei de Os Instrumentos Mortais!
Faz mais de um ano que comprei numa promoção linda da Submarino em que os quatro primeiros livros (só tinha os quatro em português na época) por apenas cinquenta reais (!!!). Eu comprei sem pensar duas vezes, e quando tive eles nas minhas mãos fiquei apaixonada pela capa holográfica <3
Comecei a ler a série antes que chegasse aos cinemas a adaptação do primeiro filme (que pode ter sido um fracasso de bilheterias e crítica, alguns fãs acharam pouco fiel, mas o filme bateu minhas expectativas, que por sorte, não estavam altas. Saí satisfeita) e consegui ler os três primeiros. Confesso que nos primeiros dois livros (principalmente o primeiro!) dá vontade de largar, desistir, a leitura não flui rapidamente e enrola em certas partes, até porque a Cassandra Clare como autora estreante acredito que seja comum. É nítido a evolução da escrita da autora no decorrer dos livros, principalmente se for comparar a primeira trilogia (Cidade dos Ossos, Cidadae das Cinzas e Cidade de Vidro) com a trilogia linda As Peças Infernais.

Vou fazer um review breve (ao menos espero que fique breve, hihi) e com informações notáveis sobre o universo criado por Cassandra Clare na série Os Instrumentos Mortais. Espero que fique claro e os atice a ler também.

***

Em Cidade dos Ossos somos introduzidos ao Mundo das Sombras juntamente com Clary, uma garota prestes a completar dezesseis anos que, ao ir em uma balada com seu melhor amigo Simon descobre que nem tudo é o que parece. Uma bela garota leva um menino de cabelo colorido para um canto a sós e Clary os segue, pois acha algo "estranho". Lá ela vê que essa garota juntamente com mais dois garotos matam com lâminas, facas e espadas aquele menino que se transformara em algo nojento - um demônio. Um dos garotos que estavam ali era Jace (no caso o carinha da capa) e ele nota que há algo de diferente em Clary. 

Como ela conseguira vê-los matando o demônio, sendo que é impossível aos olhos mundanos? Jace procura Clary e a partir daí que a história se desenrola, revelando segredos de família, o passado desconhecido de Clary e sua mãe, novas amizades, nova paixão, a dificuldade em aceitar o novo mundo que acaba de surgir na sua frente. Como a história é escrita em terceira pessoa fica muito melhor, já que ver tudo pelos olhos de Clary seria extremamente chato (ela é chatinha às vezes sempre). Nenhum momento fica sem ação. É muita porrada e bomba (ok, parei), e há momentos bem angustiantes, principalmente quando você começa a se cativar com os personagens (Lê-se Simon). Outro ponto alto é a mitologia criada pela autora. Tem vampiros, lobisomens, fadas, feiticeiros, etc, etc, etc. Fantasioso demais? Pode até ser, mas faz sentido do modo esperto que a autora encaixa. Acredite, eu fiquei mais encantada para saber tudo sobre o Mundo das Sombras do que saber o que aconteceria com a vida de Clary. Sério.

Os Caçadores de Sombras são Nephilim, ou seja, metade anjo. É muito interessante entender a explicação
para a origem dos Caçadores de Sombras, a política dos Nephilim em Idris, a Clave, a Cidade dos Ossos... Enfim, parece termos estranhos agora, mas até o terceiro livro você fica expert, prometo.
No final acontece uma reviravolta de arrepiar o cabelo, você fica com raiva do mundo, quer matar a autora e anseia pelo próximo volume. Só não vale pegar spoilers, hein!

Em Cidade das Cinzas a coisa começa a pegar fogo desde o primeiro capítulo. ATENÇÃO! A partir daqui tem spoilers do primeiro livro, então se você não leu, pare por aí! 
Clary ao descobrir que seu grande amor é na verdade seu irmão, precisa se convencer que não é apaixonada por ele. Complicado, né? Ela então entra em um relacionamento com seu melhor amigo de sempre, o Simon (<3), mas não tem aquela química, sabe? Ele a ama de modo romântico, já ela de modo... de irmão :/
Jace está na mesma. Ele está mais sarcástico, duplamente estressado e imaturo com seu coração em pedaços. Clary e Jace tentam se distanciar, mas como já que o pai deles é simplesmente Valentim Morgenstern, o maior vilão Nephilim?
Então temos a notícia que Simon não é mais um mundano comum e isso muda o rumo de tudo também (e é de extrema importância no futuro, mas por enquanto é só problema).
A história se desenrola aí: a relação entre Clary > Jace > Simon e como derrotar Valentim. É muita tensão, principalmente nas partes de Valentim. Pena que os problemas só estariam começando...


Se você ainda não tinha se rendido pela série, aqui você iria se render definitivamente. Cidade de Vidro é um dos melhores da série, e como o final da primeira trilogia, temos finalmente as respostas esperadas. Seria uma pena se a autora deixasse outras respostas novas para solucionar... problema nada, assim teríamos mais da série.
Clary parte para Idris, a capital dos Caçadores de Sombras. Temos a maravilhosa oportunidade de conhecermos mais sobre os Nephilim. Também temos a chance de conhecer mais sobre os integrantes do submundo, que são fascinantes <33333
Ah, e você começa a se apegar aos personagens de um jeito que simplesmente é impossível não amar. Os personagens principais e alguns secundários começam a ter uma profundidade maior, você começa a ver seus problemas e puf, você os ama. Isabelle, Simon, Alec e Magnus (esse feiticeiro, gente, esse feiticeiro divo <3) ficam em primeiro plano, o que é merecido, e você torce muito por eles.
Também somos introduzidos a um personagem que te deixa confuso no começo, mas no final te deixa com cara de "WAIT, WHAAAT?!". O nome do tal? Sebastian. Marque bem o nome desse traste.
Neste livro desenrola com revelações importantes da mãe de Clary, guerra contra Valentim, revelações sobre Sebastian, revelações sobre a relação entre Clary e Jace, tudo com muita emoção que te faz ter dificuldade de respirar e chegar logo ao fim.


Agora começa a segunda trilogia! A diferença entre as capas é que agora são dois personagens ilustrando, não um. Já na história começamos com a adaptação pós-guerra de Clary, que agora precisa se adequar calmamente ao mundo das sombras como qualquer Caçadora de Sombras.
Simon sofre muitas ameaças por ser um vampiro diurno, o que é um ponto importante a destacar: Simon recebe muito destaque nessa trilogia o que não é nenhum problema
Mas por que uma segunda trilogia? Cassandra Clare disse o seguinte: "Eu inicialmente previ Cidade dos Anjos Caídos como um fim para a história iniciada em Cidade dos Ossos, mas logo percebi que, de fato, onde minha caneta foi me levando era em uma nova trilogia, uma ainda mais épica, escura e apaixonante do que a primeira. Nos três primeiros livros de Os Instrumentos Mortais, o destino dos Caçadores de Sombras estava pendurado na balança... agora é o destino do mundo. Eu mal posso esperar para compartilhar esta viagem com os meus leitores com personagens familiares mais aprofundadas, enfrentando novas relações nunca antes introduzidas e testadas." a Cassandra Clare disse isso, e ela não podia estar mais certa.
Realmente é assim que acontece. O vilão é bem mais elaborado, desenvolvido e complexo. Já somos apaixonados pelos personagens, então fica muito mais fluído a leitura. A escrita da Cassie está infinitamente melhor que antes e tem easter eggs deliciosos da outra série dela, As Peças Infernais. Muito amor <3
A Clary apenas comprova o que nós já sabíamos: a coragem dela chega a ser burrice demais. Querendo salvar seu amado das mãos de seu irmão, Clary enfrenta sozinha viver entre o irmão psicopata e Jace-que-não-é-Jace-mas-no-fundo-é-ele-sim. Simon mostra-se extremamente útil, e você começa a amá-lo incondicionalmente com sua fidelidade e sacrifícios por quem ama. Isabelle que é supervalente mostra finalmente seu lado frágil bem escondido atrás de sua máscara, e você também ama ela incondicionalmente. Maia e Jordan entram no núcleo principal e é angustiante ver a relação entre os dois. Alec e Magnus, gente <333 Magnus é a coisa mais maravilhosa que Cassandra Clare criou (tanto é que tem dez contos só dele em e-book e aparece em todas as séries da Cassie. Justo). Como Clary conseguirá desconectar Jace de Sebastian sem feri-lo? Como derrotarão Sebastian? O quinto livro cumpri seu papel de atiçar a vontade de ler o grande final, que promete fortes emoções.


Aviso perigo: esse livro vai te deixar com uma imensa depressão pós-livro com tamanha perfeição. Basicamente não tem um segundo de sossego, já no começo nossos corações são estilhaçados com mortes tão tristes. Jace tem o Fogo Celestial em seus sangues e só esse fogo poderá derrotar Sebastian. Somos introduzidos aos novos personagens da nova trilogia Os Artifícios das Trevas, que já revelo: nem li e já amo. Se depender dos personagens incríveis que conhecemos agora, será tão bom (ou até melhor) que Os Instrumentos Mortais, Pronto, falei.
Com seu exército de Crepusculares, Sebastian começa a atacar Institutos para assim acumular mais seguidores. A Clave fica em alerta e cria planos para derrotar Sebastian. Aqui você tem a absoluta certeza que odiamos mais a Clave do que Sebastian. Sério, quanta política nojenta.
Aqui Maia me surpreende com seu girl power. Alguns morrem de raiva dela, mas não a culpo em nenhum momento; ela passou por muita coisa barra pesada e estar ainda tão forte é incrível. ~palmas~
A tensão começa quando Clary, Jace, Simon, Izzy e Alec vão para o Edom procurar Sebastian e os que foram raptados e salvá-los. É demônio para todo lado, tensão a cada momento.
Por fim você começa a se cativar pelo vilão (sim, você começa a entender o lado de Sebastian, e fica até triste por ele :'( ) e pensar: mas ele não merecia esse destinooooooooo!!11!!!!onze!!
Simon, aaaah, Simon... Esse ser te surpreende e faz você querer ele na sua vida. Ele sacrifica tanta coisa.
A aparição dos personagens de As Peças Infernais também é maravilhoso. Imagine só um crossosver entre as séries lançadas pela Cassandra Clare! São tantas emoções.
O final é épico, os últimos capítulos são angustiantes e cada frase marcante que nossa... Um dos melhores finais de série que já li. Incrível.

***
Por fim quero deixar algumas notas aqui:
  • Os Instrumentos Mortais é uma série que faz parte das Crônicas dos Caçadores de Sombras. As Crônicas se totalizarão em cinco séries, para mais informações aqui.
  • Outra coisa que gostaria de deixar registrado é a atenção da escritora aos leitores. Ela sempre atualiza seu Tumblr com fan arts incríveis, informações e curiosidades dos livros já lançados e os que futuramente serão lançados, e ela lança extras superlegais também. Por um mundo com autores como a Cassie!
Enfim, eu acho que já falei demais! Eu realmente amo o universo Shadowhunter e por sorte teremos pelo menos mais nove livros pela frente. A autora conseguiu um espacinho no meu coração com seus personagens cativantes, leitura dinâmica, easter eggs e atenção. Não vejo a hora de conhecê-la na Bienal dia 24! Para finalizar, fiquem com uma fan art linda da série feita pela Cassandra Jean (bem conhecida pelos fãs da série.)


Da esquerda para a direita: Maia, Simon, Isabelle, Sebastian, Jace, Clary, Jocelyn, Luke, Alec, Magnus e Jordan

You Might Also Like

0 comentários