Os filmes de Tarantino

17:55



Acredito que em algum momento da sua vida você tenha ouvido falar de Quentin Tarantino ou algum filme dele. Tarantino é roteirista, ator, produtor, e um dos diretores mais talentosos atualmente. Americano e de descendência italiana, ele estourou nos anos 1990, e até agora tem oito filmes dirigidos por si.
Uma das características de seus filmes são roteiros cheios de sarcasmos, violência, sangue (muito sangue mesmo) e trilha sonora marcante. Antes de dirigir, ele escrevia roteiros e os vendia (nessa época ele trabalhava de balconista em uma locadora). Ele chegou a entrar em faculdade de Artes Cênicas, mas ele é o cara dirigindo e roteirizando seus filmes.
Eu conheci Tarantino pelo fato de sua fama de filmes sangrentos. Não que eu seja fã do estilo, mas quis entender a origem dessa mesma fama. Pesquisando e pesquisando decidi que iria o mais rápido possível assistir todos os filmes. E não, não assisti nenhum filme dele ~não me matem~, mas tenho 14 aninhos, poxa! Haha, brincadeiras a parte, mesmo que não tenha assistido, estou fazendo um post mais como um guia para eu criar vergonha na cara e correr assistir (e em tudo que li, vi que não me decepcionarei).
Como até agora ele tem oito filmes lançados como diretor, irei listá-los abaixo.


Foi com esse filme que Tarantino começou a se destacar na indústria cinematográfica. Um ícone dos anos 1990, o sucesso foi enorme, sendo exibido no festival de Cannes daquele ano, e nota: nem estava competindo. A revista Empire até elegeu como "melhor filme independente já feito".
O filme conta sobre um criminoso, Joe Cabot, que reuniu seis outros criminosos para um grande roubo de diamantes. mas estes seis homens não sabem nada um sobre os outros e cada um utiliza uma cor como codinome. Quando chegam lá, há policiais esperando-os. Depois de um tempo, Mr. Pink acredita que um dos seis é um policial disfarçado e eles decidem descobrir quem é o traidor.
Uma curiosidade é que a palavra "fuck" é dita 272 vezes durante o filme. 


Neste filme há três histórias, contadas fora da ordem cronológica, e em um momento todas elas se cruzam. Não dá para saber quem é o vilão ou o herói. Com personagens cativantes, diálogos geniais e atores bem conhecidos de Hollywood, e, surpresa!, entre eles o próprio Tarantino.
Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) são dois assassinos profissionais encarregados de fazer as cobranças para um gângster, mas, durante um trabalho, passam por vários imprevistos. Em outro momento, Vincent recebe a incumbência de cuidar da esposa de seu chefe (Uma Thurman), que procura diversão a qualquer custo, colocando-o em maus lençóis.
Uma curiosidade é que Jules sempre antes de matar alguém recita uma passagem bíblica. O filme também ganhou o Oscar de melhor roteiro original, além da Palma de Ouro.


Em mais um filme de Tarantino que Samuel L. Jackson atua, conta a história de uma Comissária de bordo (Pam Grier) que trafica dinheiro para os Estados Unidos, a mando de um vendedor de armas. Quando dois policiais oferecem um acordo para que ela entregue o bandido, a mulher decide dar a volta em todos os envolvidos, com um olho na liberdade e outro numa mala cheia de dinheiro.


Provavelmente o mais conhecido de Tarantino, se você nunca assistiu, pelo menos ouviu falar em algum momento! Tarantino que é um fã assumido de kung fu e faroeste, decidiu simplesmente juntar as duas coisas em um só filme que, devido ter quatro horas, fora divido em dois. Uma noiva acorda de um coma depois de quatro anos e jura vingança. Algumas das curiosidades é que a ideia para o roteiro de Kill Bill surgiu em uma conversa informal do diretor com a amiga Uma Thurman dez anos antes. Foram usadas mais 380 litros de sangue falso durante as filmagens, e sabe esse macacão amarelo da Noiva? Ele é uma referência ao macacão de mesmo estilo em que Bruce Lee usara no filme Jogo da Morte.


A história se passa nos 70, com carros velozes, e claro, sangue. Em À Prova de Morte, Stuntman Mike (o Kurt Russell) é um dublê serial killer que usa seu carro para perseguir mulheres, entre elas a DJ Jungle Julia (Sydney Tamiia Poitier).
Curiosidade: esse filme foi gravado de modo que se semelhasse a um filme de baixo orçamento gravado nos anos 70. A crítica julgou bastante, achando um dos mais fracos de Tarantino, outros acham que é bem de seu estilo: sarcástico, violento, engraçado e genial.


Muitos consideram este como a obra prima de Tarantino. O filme fora idealizado dez anos atrás, mas Tarantino, que já o considerava grande, não conseguia realmente botar pra funcionar. No começo, sua ideia era colocar atores como Stallone, Schwarzenegger, Bruce Willis e até Adam Sandler, mas por fim optou por atores talentosos e não tão conhecidos, com exceção de Brad Pitt.
Cada um dos capítulos apresenta personagens diferentes que, à medida que a história avança, acabam se cruzando (como acontecia em "Pulp Fiction").
A história se passa na 2ª Guerra Mundial. A França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel possível. Paralelamente Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) assiste a execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz), o que faz com que fuja para Paris. Lá ela se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja um meio de se vingar.
Tarantino é um grande cinéfilo, e várias referências de filmes cults estão aqui. Um exemplo é que o nome do personagem de Brad Pitt é uma homenagem ao ator e veterano da 2ª guerra Aldo Raine. Dizem que há uma "maturidade" de direção por parte de Tarantino, e que este é mais sério, sem o sarcasmo e as partes engraçadas dos filmes anteriores, mas uma coisa mantém: a violência. Nada disso deixa com que o filme seja menos genial.


O último lançado até agora, e, ~choro eterno~, houve um dia no ano passado que meu irmão trouxera o filme aqui em casa para nós assistirmos juntos. Eu, boba, por algum motivo decidi não assisti, e só meus pais e ele assistiram. Quando terminaram ficaram falando de como era legal, incrível, e eles riam ao relembrar e eu nem me importei. Hoje me arrependo de não ter assistido, masss, não por muito tempo! Vou assistir o mais rápido possível.
Django (Jamie Foxx) é um escravo liberto cujo passado brutal com seus antigos proprietários leva-o ao encontro do caçador de recompensas alemão Dr. King Schultz (Christoph Waltz). Schultz está em busca dos irmãos assassinos Brittle, e somente Django pode levá-lo a eles. O pouco ortodoxo Schultz compra Django com a promessa de libertá-lo quando tiver capturado os irmãos Brittle, vivos ou mortos.

Ao realizar seu plano, Schultz libera Django, embora os dois homens decidam continuar juntos. Desta vez, Schultz busca os criminosos mais perigosos do sul dos Estados Unidos com a ajuda de Django. Dotado de um notável talento de caçador, Django tem como objetivo principal encontrar e resgatar Broomhilda (Kerry Washington), sua esposa, que ele não vê desde que ela foi adquirida por outros proprietários, há muitos anos.

A busca de Django e Schultz leva-os a Calvin Candie (Leonardo DiCaprio), o dono de "Candyland", uma plantação famosa pelo treinador Ace Woody, que treina os escravos locais para a luta. Ao explorarem o local com identidades falsas, Django e Schultz chamam a atenção de Stephen (Samuel L. Jackson), o escravo de confiança de Candie. Os movimentos dos dois começam a ser traçados, e logo uma perigosa organização fecha o cerco em torno de ambos. Para Django e Schultz conseguirem escapar com Broomhilda, eles terão que escolher entre independência e solidariedade, sacrifício e sobrevivência.

Curiosidades: Levou 130 dias para o filme ser inteiramente rodado. Essa foi a mais longa filmagem de Tarantino até agora.


Depois desse post grande sobre Tarantino, deixo dois vídeos para quem tiver mais alguma curiosidade sobre o diretor. Quando eu terminar de ver todos seus filmes provavelmente farei um post falando sobre.




You Might Also Like

0 comentários